quinta-feira, 18 de abril de 2013

Um pouco mais de literatura =D

  

"Passe de mágica"


 " Quando eu era criança,  o máximo de magia que eu tinha contanto, através dos livros ou histórias que me contavam, era aquela que as bruxas e fadas da Disney praticavam. A turma do bem transforma abóboras em carruagens , ratos em gente, trapos em roupas de gala.O time do mal adormecia donzelas com maçãs ou fusos pontiagudos e conversava com corvos ou espelhos falantes. Porém as representantes de ambas as partes eram pessoas mais velhas e, por isso, apenas despertavam em mim ( e acredito nas demais crianças) o desejo de ter uma fada-madrinha ou a vontade de sair correndo do cinema por causa da careta das bruxas.
    Mas hoje em dia, a história mudou. Não são mais apenas os adultos que praticam... Agora nós temos o Harry Potter! Um menino que usa varinha de condão como gente grande! Se eu ainda fosse criança não teria duvida: Em vez de uma Barbie, no natal pediria uma Barbie com  pena de fênix ou uma Nimbus 2000, última moda em vassouras voadoras.Fico imaginando a cara dos meus pais ao receber uma cartinha com pedidos desse teor. Ou eles teriam que cortar minha fantasia pela raiz ( e , com isso fazer de mim uma pessoa descrente e sem criatividade) ou apelar para a imaginação, criando um manual de instruções de voo e o anexando a uma simples vassoura de supermercado (mas eu realmente acho que seria aconselhado que eles, antes, colocassem grades nas janelas do meu apartamento...).
    Parece brincadeira mas o caso é serio. Dizer que Harry Potter é uma febre não é nenhuma novidade . a cada novo livro (ou filme ) da serie, mais e mais pessoas se juntam aos fãs das aventuras do pequeno bruxo. E não apenas crianças.Adultos também apreciam, torcem e se envolvem com a vida de Harry. Porém quem nunca leu os livros ou viu os filmes, é difícil entender a razão de tamanho sucesso.Alguns dizem que o tema "magia" exerce fascínio nas pessoas por causa da fantasia e do desconhecido. Outros dizem que é fácil atingir o gosto popular devido aos inúmeros clichês contidos no enredo (bruxa com vassoura e varinha ;  magos que usam chapéus pontudos e longas barbas; sapos ; ratos e corujas como animais de estimação).Tem gente que diz que a história incentiva a imaginação. Outros acham que ela, por si só, não tem imaginação nenhuma.
    Eu li todos os livros da série lançados e também já assisti aos filmes. Confesso que quando o primeiro livro do Harry chegou as minhas mãos tive um certo preconceito, daquele famoso tipo "não li e não gostei". Resolvi conferir só para poder criticar com conhecimento de causa e... saí vencida . Me apaixonei pelo Harry Potter como num passe de mágica.
    Ele não é apenas um menino que virou bruxo. É um menino como tantos outros , se sente infeliz e um dia descobre que em algum lugar existem pessoas parecidas com ele. É um menino que não percebe que não precisa aceitar injustiças.É um menino que encontra nos amigos a família que ele nunca teve. Um menino comum. Mas que sabe fazer magia.
      E, por falar nisso, eu bem que gostaria de ter uma vassoura voadora para não ter que enfrentar o trânsito. E também uma capa da invisibilidade para não ser notada em alguns momentos. E , é claro , a famosa varinha de condão para ter meus desejos realizados . Aí está a a razão do sucesso de Harry Potter: Ele tem uma vida magica como agente gostaria de ter ."   



  Taís está lendo o livro da Paula Pimenta "Apaixonada por palavras", e óbvio, uma das crônicas que ela mais gostou (sim, o livro é composto por várias crônicas *-*) foi essa do Harry Potter que estou divulgando para vocês.

Beijos mágicos, Gabi (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Ficaremos realmente muito felizes em receber o seu comentário, porém, existem algumas pequenas regras que você deve seguir! c:
*Não xingue, tanto a nós, quanto aos outros leitores.
*Não desrespeite, tanto a nós, quanto aos outros.
*Deixe suas sugestões aqui, tanto sobre a postagem, ou para outras coisas do blog, se quiser.
*Aceitaremos críticas construtivas, e não ofensivas!
*Por favor, deixe o link do seu blog, no fim do comentário se tiver, para que nós possamos visitá-lo!
Obrigada por comentar! c: